quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Por que os zumbis estão na moda?


White Zombie, o primeiro filme a mostrar um zumbi

Você já deve ter reparado que estamos rodeados por zumbis. Não literalmente (ainda...). Mas ultimamente, os filmes, seriados, HQs, eventos e tudo mais que for possível criar sobre mortos vivos aumentaram.
O zumbi apareceu pela primeira vez no filme White Zombie, de 1932. Desde então, apareceram outros segmentos da mídia apostando no terror dos zumbis: o seriado The Walking Dead vem fazendo cada vez mais sucesso; há infinitos filmes criando outras situações com zumbis além do terror, como as comédias Zumbilândia e Todo Mundo Quase Morto; a Zombie Walk (caminhada zumbi realizada pelo mundo inteiro no dia do Halloween) ganha cada vez mais participantes, etc. Até grandes estrelas, como Will Smith e Brad Pitt se renderam aos encantos da criatura.
Mas por que os zumbis estão na moda?
Como vimos, os zumbis existem desde a década de 30. Então por que só agora eles se tornaram tão populares?
Bom, além de jogos como Resident Evil que tornaram o tal zumbi tão famoso, tenho outras teorias bem humoradas discutindo o que influenciou esse sucesso.
  • Os vilões clássicos das histórias de terror foram ridicularizados
Quando foi a última vez que você viu um filme decente sobre vampiros ou lobisomens?
Vampiros? Entrevista com o Vampiro, 1994. Lobisomens? Nunca assisti, mas dizem que o roteiro de O Lobisomem, com Benicio del Toro até que é bom, mas é apenas um remake do clássico de 1941. Difícil lembrar de algum filme decente depois de Crepúsculo, né gente? Avacalhou geral nossos Halloweens.
Enfim, tem que ser muito esforçado para ridicularizar um filme sobre zumbis.

Uma personagem de Terra dos Mortos tem um bebê zumbi no filme... Tá bom, gente, eu disse que tem que ser esforçado, mas não é impossível ridicularizar um filme de zumbis. Pelo menos não dá para colocar uma adolescente tonta na história, afinal, todo personagem num filme de zumbi tem que ser bem hard core para sair por aí atirando e batendo em cabeças. O que nos leva a mais uma teoria...

  • Qualquer pessoa comum pode matar um zumbi
Em The Walking Dead até o chato do Carl mata zumbis

Você não precisa ser Van Helsing ou o Schwarzenegger para matar um zumbi. Com exceção de Resident Evil, que traz um pessoal treinado nos jogos e o projeto Alice Chuck Norris nos longas, a maioria dos filmes mostra pessoas comuns tendo sua rotina invadida por comedores de cérebro. O seriado The Walking Dead é um ótimo exemplo disso. 
E nem precisa ser perito em atirar. Os clichês sempre nos dizem para poupar munição, então bastões de beisebol e facas são bem vindos contra os mortos vivos. 

  • Zumbis não têm sentimentos
Grande razão do sucesso! Ninguém fica com remorso depois de arrancar a pauladas a cabeça de um zumbi. E os zumbis também nunca terão remorso de matar. Nunca haverá um zumbi bonzinho, "cuti cuti", "ficarei do lado dos humanos", "sou correto", "peace, man", "lutarei contra os meus"... NÃO! NUNCA! É o único vilão imune a piedade.
Isso também impede histórias com paixonites sem sentido (eu sei que Sangue Quente se trata disso, mas é uma comédia satírica, então não conta).

  • Zumbis podem ser trash, cult, sérios, bizarros
Uma vantagem em trabalhar com zumbis é poder reinventá-los a nossa maneira, mesmo que sempre mantendo algumas características, como o canibalismo ou o ponto fraco, que é o cérebro. 
No filme "Eu Sou a Lenda", os zumbis são mais rápidos e não podem se expor ao sol. O povo costuma brincar que no jogo Left 4 Dead os zumbis participam de maratonas, porque correm muito mais do que os mocinhos. Resident Evil gosta do zumbi lerdo, mas também mostra outras criaturas. E por aí vai, cada filme terá um morto vivo diferente, além das causas que os deixaram assim. Num filme é uma doença, em outro uma fórmula, ou simplesmente não há motivo. 
E há muito a ser explorado. Nos videogames já existem Dead Island, Dead Space, Dead tudo.


Momento filosófico
Talvez o zumbi seja uma releitura da sociedade de hoje ou do que ela pode se tornar. Apenas um ser vazio, sem sentimentos, sem ética, que não se importa com o mundo e com as outras pessoas, nem com sua própria espécie, apenas consigo mesmo e que enfia o que quer goela abaixo sem nem pensar. 

OU NÃO. Chega de filosofia. O zumbi é o cara mais legal que colocaram no mundo do entretenimento para fazer o papel de vilão e não há lugar para filosofia com ele.
Há vários projetos sobre os mortos vivos em andamento e pelo jeito a coisa não vai parar por aqui. 
O jogo do The Walking Dead acabou de ser lançado e em breve teremos a comédia Sangue Quente e a ação World War Z, com Brad Pitt, nos cinemas.
Portanto, ame ou odeie, os zumbis já conquistaram o mundo e continuam se expandindo, exatamente como acontece nos filmes. Já preparou seu kit de sobrevivência?


2 comentários: