terça-feira, 8 de janeiro de 2013

As relações entre Alien e Resident Evil

(Este texto contém spoilers)

Em 2012, Resident Evil: Retribution, o quinto filme da série, chegou aos cinemas. O primeiro longa foi lançado em 2002 e trazia como protagonista a personagem Alice, que não aparece em nenhum dos jogos de Resident Evil (pelo menos até agora).
A vantagem de ter uma protagonista nova nos filmes é a chance de reinventar a história, tendo apenas a base nos videogames. E a desvantagem é deixar centenas de fãs com os cabelos em pé porque não estão seguindo completamente a história original.
Mas, apesar de os filmes serem fracos, continuam atraindo multidões aos cinemas. Talvez por agradar a fãs de filmes de ação e/ou de zumbis, sem contar dos fãs do jogo que, mesmo odiando, continuam acompanhando os longas (como eu. Odeio mas vou assistir, como já afirmei na matéria Filmes Ridículos que Adoramos Assistir).

Alice em Resident Evil

O fator mais importante do sucesso da franquia nos cinemas é Milla Jovovich. Não por sua beleza ou atuação, mas pela personagem. Mesmo desagradando a alguns fãs, a escolha de uma personagem feminina para a heroína foi um acerto nos filmes. Alice sabe lutar, sabe lidar com facas e armas, é inteligente, bonita, ou seja, é uma verdadeira badass do cinema. É uma personagem que lembra Tenente Ripley, encarnada por Sigourney Weaver nos quatro filmes da franquia Alien.
No primeiro filme, Ripley é apenas a tenente de uma nave comercial, a rebocadora Nostromo da companhia Weyland Yutani, que teve o azar de desembarcar num planeta infestado de ovos de um alienígena até então desconhecido. Sem armas, ela é obrigada a explodir a própria nave para matar o Alien. Assim, Ripley se salva através da nave auxiliar, mas, é claro que o Alien a acompanha. Ainda sem armas, ela joga o Alien para o espaço para se livrar dele. Pronto, atitude badass.

Tenente Ripley em Alien

Por isso, a Tenente Ripley se tornou a heroína dos nerds, ao lado de Sarah Connor e Princesa Leia.
Ao contrário de Alice, Ripley era uma mulher comum, que não sabia lutar nem usar armas. O público acompanha seu desenvolvimento ao longo dos três primeiros filmes. Já no quarto longa, Alien: A Ressurreição (até os nomes dos filmes se assemelham), Ripley, que havia se suicidado no terceiro filme para matar o Alien que estava dentro de si (atitude badass), é clonada e tem seu DNA misturado ao de seu arqui-inimigo. Logo, ela fica ágil e habilidosa, além de possuir o sangue ácido e sentir a presença dos Aliens.
Alguma semelhança com Alice por aqui?
Alice era a agente de segurança de uma instalação subterrânea chamada Colmeia, da companhia farmacêutica Umbrella Corporation. Após um acidente com o T-vírus, zumbis começam a dominar o planeta e Alice é a responsável por salvar a humanidade.
No primeiro filme Alice já possuía grandes habilidades fora da realidade por conta de seu treinamento de agente. No segundo, seu sangue é misturado com o T-vírus, deixando-a mais forte, ágil, habilidosa e até com a capacidade de sentir os satélites e equipamentos da Umbrella.
Pois bem, resumindo:
Ripley era a funcionária de uma companhia comercial. Ela enfrenta os Aliens e descobre que a companhia era malvada e tem interesse nos alienígenas. Após sua morte, ela é clonada e tem o DNA misturado ao do Alien.
Alice era a funcionária de uma companhia comercial. Ela enfrenta os zumbis e descobre que a companhia era malvada e tem interesse nas criaturas. Após ser capturada, ela tem o DNA misturado ao T-vírus. No final do segundo filme, ela morre, mas é clonada mais tarde, no terceiro longa.

Outras semelhanças:
- Em Aliens, o segundo filme da franquia, Ripley encontra Newt, uma criança que sobreviveu aos ataques dos alienígenas ao planeta LV-426. A tenente estabelece uma relação de mãe e filha com a menina e a salva dos Aliens.

Ripley e Newt (Carrie Henn) em Aliens

Em Resident Evil: Apocalypse, coincidentemente o segundo filme da franquia, Alice tem que salvar Angela, filha de um dos desenvolvedores do T-vírus. Alice se identifica com ela, pois a menina também está infectada.
Já em Resident Evil: Retribution, Alice também se depara com uma criança, Becky, o clone de uma menina de cerca 10 anos.
Essa relação mãe-e-filho é frequente em filmes de ação com heroínas.

 Alice, Rain (Michelle Rodriguez) e Becky (Aryana Engineer) em Resident Evil: Retribution

- Em todos os filmes das duas franquias quase todo o elenco morre, com exceção das heroínas.

- Sempre há um cara especial por quem as protagonistas sentem algo, mas que não chega a ser amor. Ripley e Alice não se apaixonam em nenhum dos longas (mais uma atitude badass).

- Nas duas franquias há o médico doidão que pensa que pode adestrar as criaturas. Em Alien: a Ressurreição, o Dr. Gediman foi o responsável por clonar Ripley e trazer os Aliens à vida. Ele é morto por suas próprias crias.

Dr. Gediman (Brad Dourif) e Ripley em Alien: a Ressurreição

Em Resident Evil: Extinction, Dr. Isaacs, que foi o responsável por tudo que aconteceu a Alice, tenta adestrar os zumbis. Além disso, o médico injeta o T-vírus em si mesmo, o que lhe causa mutações. E adivinhem? Ele é morto pelos clones de Alice, ou seja, suas próprias crias.

Dr. Isaacs (Iain Glen), de Resident Evil: Extinction

Não acho que isso seja cópia, é muito legal investirem em personagens badass, ainda mais com referências a clássicos do cinema. Por isso Sylvester Stallone está ganhando dinheiro com Mercenários. Ele sabe que o público gosta de heróis durões, mesmo que o roteiro seja simples e cheio de coisas explodindo. E não é diferente com as heroínas.
Estão tentando fazer uma versão feminina de Mercenários, mas isso só funcionaria com atrizes que já fizeram personagens duronas no cinema. Imagine ver Sigourney Weaver e Milla Jovovich juntas e destruindo tudo nos cinemas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário